sábado, 1 de junho de 2013

Protestos contra governo e em prol de parque continuam na Turquia

Polícia joga canhões de água contra multidão para dispersar protestos. (Foto: Murad Sezer/Reuters)Polícia joga canhões de água contra multidão para dispersar protestos. (Foto: Murad Sezer/Reuters)
A polícia turca usou gás lacrimogêneo e canhões de água para conter um grupo de manifestantes que protesta em Istambul neste sábado (1º), informou a agência Reuters.
O que começou na segunda-feira (27) como uma manifestação contra a derrubada de cerca de 600 árvores do Parque Taksim Gezi para a construção de um empreendimento imobiliário ampliou-se para uma manifestação maior contra o partido islamita Justiça e Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Tayyip Erdogan (AKP).
Manifestante se prepara para jogar uma pedra durante a manifestação em Istambul contra o governo neste sábado (1). (Foto: Murad Sezer/Reuters)Manifestante se prepara para jogar uma pedra durante a manifestação em Istambul contra o governo neste sábado (1). (Foto: Murad Sezer/Reuters)
Milhares de pessoas reuniram-se durante a noite contra o governo turco em vários bairros de Istambul e planejam continuar os protestos hoje.
A versão eletrônica do jornal "Hürriyet", citando fontes policiais, informou que 81 pessoas já foram presas em confrontos violentos com a polícia. O número de feridos por balas de borracha e gás lacrimogêneo decorrentes de um confronto nesta sexta (31) também não para de crescer.
Médicos disseram que cerca de 1.000 pessoas ficaram feridas nos confrontos em Istambul na sexta-feira, considerados as mais ferozes manifestações anti-governamentais durante anos. A associação de médicos turcos disse que houve manifestantes que perderão a visão após setem atingifos pelo gás.
Manifestantes correm de bombas de gás lacrimogêneo durante protesto em Istambul. (Foto: Murad Sezer/Reuters)Manifestantes correm de bombas de gás lacrimogêneo durante protesto em Istambul. (Foto: Murad Sezer/Reuters)
O Departamento de Estado dos EUA disse que estava preocupado com o número de lesões, enquanto a Anistia Internacional e o Parlamento Europeu demonstraram preocupação pelo uso excessivo da força policial.  O ministro do Interior, Isso Muammer Guler, disse que se a polícia usou força desproporcional, o caso seria investigado.
Neste sábado, manifestantes anti-governo usaram lenços e máscaras cirúrgicas para gritar "Vamos nos unir contra o fascismo" e "Demitir o Governo", quando tentaram descer a rua para Taksim, disse uma testemunha à Reuters.
No bairro de Besiktas, manifestantes entraram em confronto com a polícia nas margens do Bósforo, depois de atravessar uma ponte em uma aparente tentativa de chegar a Taksim.
Policiais em formação tentam conter manifestantes durante protesto na Turquia neste sábado (1º). (Foto: Bulent Kilic/AFP)Policiais em formação tentam conter manifestantes durante protesto na Turquia neste sábado (1º). (Foto: Bulent Kilic/AFP)
Manifestante empunha cartaz com frases contra o primeiro-ministro turco: 'Eu não sou um rei, eu sou um primeiro-ministro eleito pelo povo. Sou seu servo, não seu mestre.' (Foto: Gurcan Ozturk/AFP)Manifestante empunha cartaz com frases contra o primeiro-ministro turco: 'Eu não sou um rei, eu sou um primeiro-ministro eleito pelo povo. Sou seu servo, não seu mestre.' (Foto: Gurcan Ozturk/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário